Por que os Batistas ensinam que o cristão não pode perder a salvação?

A doutrina da segurança eterna, ou a perseverança dos santos, é um dos pilares importantes da fé Batista. Esta crença sustenta que, uma vez que uma pessoa é verdadeiramente salva por Cristo, essa salvação não pode ser perdida.

Neste sentido, aquele que é realmente convertido, Deus irá guardar a fé nele para sempre e irá impedir dele se perder, conforme aprendemos a partir de vários textos bíblicos, como João 10.27-29, Romanos 8.38-39, 1 Pedro 1.5, Filipenses 1.6, Judas 1.24-25, entre outros.

Consequentemente, se alguém abandona a fé, significa que essa pessoa nunca se converteu de verdade (1 João 2.19).

A seguir são apresentadas algumas das razões bíblicas pelas quais o verdadeiro cristão não pode perder a salvação:

1. A Promessa de Jesus

Jesus Cristo prometeu que aqueles que vêm a Ele estão protegidos e ninguém poderá tirá-los Dele.

Em João 10:27-29, Jesus afirma:
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.”

Uma vez que você é aceito por Jesus, Ele nunca te abandonará ou te lançará fora. O verdadeiro cristão pode ter a certeza de que sua salvação é garantida para sempre, conforme a promessa de Jesus.

2. Quem crê em Jesus já tem a vida eterna

Aqueles que se convertem a Cristo já possuem a vida eterna; não é uma recompensa a ser alcançada no futuro.

Em João 5:24, Jesus afirma:
“Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.”

3. Selados pelo Espírito Santo

Os crentes são selados pelo Espírito Santo como garantia de sua redenção futura.

Em Efésios 1:13-14, lemos:
“Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.”

O termo “selo” aqui implica uma marca de propriedade e autenticidade que não pode ser removida. Logo, esse selo é uma garantia da herança futura dos cristãos, assegurando que eles estão seguros em Deus até o dia da redenção final.

Outros textos bíblicos também utilizam a ideia de selo do Espírito Santo como marca de propriedade que não pode ser removida, por exemplo:

Efésios 4.30: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.”

2 Coríntios 1.21-22: “Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.”

4. Não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo

Romanos 8:1 nos assegura que não há condenação para os que estão em Cristo Jesus:
“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.”

Como não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo, isso também significa que a salvação do verdadeiro cristão está garantida para sempre. Se Deus não vai mais condenar aquele que se converte a Ele, então nada pode separar essa pessoa do amor e da salvação que Jesus deu.

A salvação é segura e eterna, garantida por aquilo que Jesus fez por nós. Portanto, se você é verdadeiramente um cristão, sua salvação está segura para sempre.

5. Chamados, justificados e glorificados

Quando Deus escolhe alguém para ser salvo (predestina), Ele chama essa pessoa para Si. Depois, Ele perdoa todos os pecados dessa pessoa (justifica). E, no final, Ele vai levar essa pessoa para viver com Ele no céu (glorificar).

Isso significa que todos que foram perdoados por Jesus, um dia, estarão com Deus no céu. Podemos ver essa verdade em Romanos 8:30:
“E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.”

6. O novo nascimento

Quando somos salvos, experimentamos um novo nascimento. Este novo nascimento não pode ser revertido, um verdadeiro cristão não pode voltar ao estilo de vida anterior.

O texto de 1 João 3:9 nos dá a base bíblica:
“Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.”

7. A fidelidade de Deus

Deus é fiel para completar a obra que começou em nós. Em 1 Coríntios 1:8-9, Paulo escreve:
“Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.”

8. A obra completa de Cristo

A salvação é uma obra completa de Cristo, e não algo que podemos conquistar ou manter por nossos próprios méritos.

Em Filipenses 1:6, Paulo escreve:
“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”

9. O amor inseparável de Deus

Nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Em Romanos 8:38-39, Paulo escreve:
“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Esse texto nos ensina que, uma vez que estamos em Cristo Jesus, nada pode nos afastar do amor de Deus. Seja o que for que enfrentemos – morte, vida, forças espirituais, o presente, o futuro, ou qualquer outra coisa – nada pode nos separar do amor que Deus tem por nós em Cristo.

Se nada pode nos separar do amor de Deus, isso também significa que nossa salvação é segura e eterna. Se Deus nos ama de forma tão profunda e poderosa, então não há nada que possa nos fazer perder essa salvação.

10. Guardados pelo Poder de Deus

Pedro nos diz que somos guardados pelo poder de Deus. Em 1 Pedro 1:5, lemos:
“Que mediante a fé são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.”

Além disso, Paulo fala sobre nossa salvação ser guardada por Deus em 2 Timóteo 1:12: “Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, pois sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia.”

Somos protegidos pelo poder de Deus e isso significa que nossa salvação está segura. Deus está ativamente nos guardando e garantindo que chegaremos ao final salvos. A salvação do início ao fim é mérito de Deus.

11. Deus impede que os verdadeiros cristãos abandonem a fé

Em Judas 24-25, vemos a garantia de que Deus é poderoso para nos manter firmes:
“Aquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.”

Conclusão

Outros textos bíblicos poderiam ser citados além dos que foram aqui apresentados, mas estes já mostram que a segurança eterna dos crentes é uma doutrina profundamente enraizada nas Escrituras. Essa doutrina oferece conforto e esperança aos cristãos, assegurando-lhes que a salvação que receberam pela fé em Cristo é segura e eterna.

Como batistas, nos apegamos a essa verdade e nos agarramos à verdade de que “aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6).

Pr. Leandro Weige Dias