Você já se perguntou qual foi o dia exato em que Jesus nasceu? Como a Bíblia não nos fala a data, esse questionamento tem sido motivo de debate entre os cristãos por séculos.
O dia 25 de dezembro foi selecionado para a comemoração do Natal; contudo é pouco provável que seja a data exata do nascimento de Cristo.
No século IV, o imperador Constantino oficializou a data do Natal como sendo no dia 25 de dezembro; esta escolha possivelmente foi para substituir festivais pagãos como o Sol Invictus e a Saturnália.
Raymond E. Brown (The Birth of the Messiah, p. 35) explica que essa decisão foi estratégica, ajudando a cristianizar datas populares e facilitar a aceitação do cristianismo no Império Romano.
Não é simples determinarmos a data exata do nascimento de Jesus, no entanto há indícios que podem nos orientear a uma estimativa aproximada, tanto do mês quanto do ano do Seu nascimento. Vamos a seguir analisar as evidências e encontrar uma provável data aproximada.
1) Evidências Bíblicas e Históricas
Existem evidências bíblicas e históricas que nos ajudam a situar a data aproximada do nascimento de Jesus.
a) Os pastores nos campos
Lucas 2:8 descreve pastores cuidando de seus rebanhos à noite, algo que provavelmente não ocorreria durante o inverno rigoroso na região da Judeia. O inverno na judeia ocorria entre os meses de dezembro a fevereiro.
Segundo Raymond E. Brown (The Birth of the Messiah, p. 412), os pastores levavam os rebanhos para os campos abertos na primavera (março a maio) e no outono (setembro a novembro), quando as temperaturas eram mais amenas.
Alfred Edersheim, The Life and Times of Jesus the Messiah (p. 186), nos da uma analise complementar ao destacar que pastores nos campos durante o inverno eram improváveis devido às condições climáticas, corroborando o argumento de Brown.
b) O censo romano
Fonte da figura: https://www.costumesbiblicos.com/2018/03/o-recenseamento.html
Em Lucas 2:1-3, lemos sobre um decreto de César Augusto que obrigava todos a retornarem às suas cidades para um censo.
Este detalhe fornece uma pista importante, já que os censos no Império Romano eram organizados em períodos que facilitavam o deslocamento, normalmente na primavera ou no outono.
Harold W. Hoehner (Chronological Aspects of the Life of Christ, p. 23-25) argumenta que realizar um censo no inverno seria impraticável, dado o impacto das condições climáticas nas estradas e na logística de viagens.
Esta tese é reforçada por Bruce Metzger em The New Testament: Its Background, Growth, and Content (p. 52), que sugere que o censo foi estrategicamente planejado em épocas de movimento mais seguro.
c) O serviço sacerdotal de Zacarias
Lucas 1:5 menciona que Zacarias, pai de João Batista, servia no templo durante o turno de Abias, que era o oitavo turno dos sacerdotes (de um total de 24 turnos que foram organizados por Davi).
Foi nesse período que ele servia no templo que o anjo o avisou que sua esposa ficaria grávida. Em Lucas 1.23-24 vemos que quando Zacarias voltou para casa, após servir no templo, é que sua esposa ficou grávida.
Segundo 1 Crônicas 24:7-19, o turno de Abias era o oitavo de 24 turnos sacerdotais anuais. Jack Finegan, em Handbook of Biblical Chronology (p. 267-268), calculou que esse turno ocorreria no final de junho.
Portanto, se Zacarias serviu no templo pelo final de junho, o nascimento de João Batista é colocado no final de março ou início de abril.
Examinando Lucas 1.36 vemos que Jesus nasceu cerca de seis meses depois de João Batista, com base nas evidências cronológicas isso colocaria o seu nascimento entre setembro e outubro. Essa abordagem também é defendida por Thomas D. Lea em The New Testament: Its Background and Message (p. 147), que confirma a plausibilidade cronológica baseada no relato sacerdotal.
d) A festa dos tabernáculos
Fonte da figura: Por Zachi Evenor – Flickr: https://www.flickr.com/photos/zachievenor/21246640264, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=43902432
A Festa dos Tabernáculos (Sukkot), celebrada no outono, é um elemento significativo ao se considerar o possível período do nascimento de Jesus. David Brickner, em Christ in the Feast of Tabernacles (p. 93), destaca a conexão entre Jesus, “a Palavra que se fez carne” (João 1:14), e o simbolismo dessa festa, que celebra a presença de Deus habitando entre o Seu povo.
A palavra grega usada em João 1:14, “habitou” (skenoo), literalmente significa “tabernaculou”, o que reforça o simbolismo de Jesus como a manifestação da presença divina entre os homens. Durante a Festa dos Tabernáculos, os israelitas construíam cabanas para lembrar o tempo em que Deus cuidou deles no deserto.
Em Levíticos 23.4 é dito que a festa dos tabernáculos deveria ser celebrada com alegria. Além disso, vemos em Zacarias 14.16-19 que esta era a única festa que todo mundo era convidado a participar. Estas duas informações parecem fazer um paralelo com Lucas 2.10, em que o anjo diz que está trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo. O que reforça a ideia de que Jesus nasceu durante a festa os tabernáculos.
Além disso, a cronologia do nascimento de Jesus, alinhada com o serviço sacerdotal de Zacarias, aponta para um possível nascimento no outono, o que coincide com a celebração dessa festa. Se isso estiver correto, Jesus teria nascido durante uma festa que era marcada por alegria, celebração e a lembrança de que Deus habitava no meio do Seu povo. Assim, a chegada do Salvador durante a Festa dos Tabernáculos reforça o cumprimento dessa promessa divina: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel” (Deus conosco)” (Mateus 1:23).
Essa perspectiva não apenas sugere uma conexão cronológica, mas também enriquece o significado teológico do nascimento de Cristo, apontando para o momento em que Deus literalmente tabernaculou entre nós.
e) A morte de Herodes, o Grande
Fonte da figura: Por Desconhecido – File from [1], cf larger copy at Getty: [2]. Original publication: probably from a print edition of La court sainte by Nicolas Caussin, 17th century. See copy of the same print in a contemporary translation of the same book here: [3], Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3235203
Herodes, o Grande, desempenha um papel crucial no relato do nascimento de Jesus. Em Mateus 2:1-18, ele tenta matar o menino Jesus, o que culmina no massacre dos inocentes.
Fontes históricas, como as obras do historiador judeu Flávio Josefo, registram que Herodes morreu logo após um eclipse lunar e antes da Páscoa. Flávio Josefo menciona esses eventos em sua obra Antiguidades Judaicas (Livro XVII, capítulos 6-9).
Um eclipse lunar ocorreu em 13 de março de 4 a.C., seguido da Páscoa em 11 de abril de 4 a.C.. Esses eventos foram confirmados por estudos astronômicos modernos, como os de Jack Finegan em Handbook of Biblical Chronology (Rev. Ed., 1998, p. 269-273), que cruzam dados históricos e astronômicos.
Essas informações situam a morte de Herodes em março ou abril de 4 a.C..
Jesus já havia nascido antes da morte de Herodes e era suficientemente jovem para ser alvo do decreto que buscava matar crianças de até dois anos (Mateus 2:16). Isso sugere que Jesus nasceu no final de 5 a.C. ou início de 4 a.C., como também argumentado por Thomas D. Lea e David Alan Black em The New Testament: Its Background and Message (2ª ed., 2003, p. 147).
f) A Idade de Jesus no início de Seu ministério
Se Jesus nasceu por volta de 5 ou 4 a.C., Ele teria aproximadamente 30 anos no início de Seu ministério, o que é consistente com o relato de Lucas.
Lucas 3:23 diz que Jesus tinha “cerca de 30 anos” quando começou seu ministério.
Estima-se que o ministério de Jesus começou entre 27 e 29 d.C., com base em evidências cronológicas relacionadas a João Batista e Tiberius César (Lucas 3:1).
2) Evidências Astronômicas
A narrativa da “estrela de Belém” em Mateus 2:2 intriga tanto teólogos quanto astrônomos. Estudos modernos utilizam softwares de astronomia para identificar eventos celestes que poderiam coincidir com o relato.
a) Conjunções planetárias
Johannes Kepler, no século XVII, propôs que a estrela de Belém fosse uma conjunção entre Júpiter e Saturno, ocorrida em 7 a.C. Essa conjunção foi visível na constelação de Peixes, associada pelos antigos ao povo judeu.
Jack Finegan (Handbook of Biblical Chronology, p. 306) também considera essa conjunção como uma possibilidade.
b) Outros eventos astronômicos
Outras hipóteses incluem a conjunção de Júpiter e Vênus em 3 a.C., mencionada por Harold W. Hoehner (Chronological Aspects of the Life of Christ, p. 38), que teria sido um evento excepcionalmente brilhante.
A possibilidade de uma supernova também é levantada por Colin Humphreys em The Star of Bethlehem – A Comet in 5 BC? (Quarterly Journal of the Royal Astronomical Society, vol. 32, 1991), que sugere que um cometa em 5 a.C. poderia explicar o fenômeno.
Conclusão
Qual é a data provável? A combinação das evidências sugere uma data provável em outono, entre setembro e outubro, durante o ano 5 ou 4 a.C.
Isso se alinha com:
- O calendário do turno de Abias (Finegan, Handbook of Biblical Chronology, p. 268).
- O censo romano.
- As práticas pastorais e as condições climáticas na Judeia (Brown, The Birth of the Messiah, p. 412; Edersheim, The Life and Times of Jesus the Messiah, p. 186).
- A festa dos tabernáculos.
- Eventos astronômicos significativos no período (Hoehner, Chronological Aspects of the Life of Christ, p. 38; Humphreys, The Star of Bethlehem, 1991).
- A morte de Herodes, o Grande.
- A idade de Jesus no início de Seu ministério.
Celebrar o Natal em 25 de dezembro pode ser mais uma tradição do que um marco histórico, mas isso não diminui a importância do evento: o nascimento do Salvador.
O que importa não é o “quando”, mas o “quem”. Jesus veio ao mundo para cumprir a promessa de redenção de Deus e através da fé em Cristo as pessoas podem ter os pecados perdoados.
Pastor Leandro Weige Dias
Referências Bibliográficas
- Brown, Raymond E. The Birth of the Messiah. Doubleday, 1993.
- Edersheim, Alfred. The Life and Times of Jesus the Messiah. Hendrickson Publishers, 1993.
- Finegan, Jack. Handbook of Biblical Chronology. Hendrickson Publishers, 1998.
- Hoehner, Harold W. Chronological Aspects of the Life of Christ. Zondervan, 1977.
- Brickner, David. Christ in the Feast of Tabernacles. Moody Publishers, 2006.
- Flávio Josefo. Antiguidades Judaicas. Traduções modernas incluem:
- Whiston, W. (trad.). The Works of Flavius Josephus. Hendrickson, 1987.
- Finegan, Jack. Handbook of Biblical Chronology. Rev. Ed. Hendrickson, 1998.Lea, Thomas D., e Black, David Alan. The New Testament: Its Background and Message. 2ª ed. Broadman & Holman, 2003.
- Humphreys, Colin. The Star of Bethlehem – A Comet in 5 BC? Quarterly Journal of the Royal Astronomical Society, vol. 32, 1991.
- Lea, Thomas D. The New Testament: Its Background and Message. Broadman & Holman Publishers, 2003.